Você está em: Notícias Mensagem de boas-vindas aos Calouros 2011

Mensagem de boas-vindas aos Calouros 2011

E-mail Imprimir PDF

Bem-vindos calouros 2011.

Para comemorar o ingresso do calouro 2011 na Unicamp, o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), o Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente, o Restaurante Universitário e a Biblioteca Central “Cesar Lattes” unificaram as ações de Recepção aos Calouros, no dia 21 de fevereiro (segunda) com muitas atividades diferenciadas de integração. Confira.

SAE

Após a confirmação da matrícula, o aluno receberá um livreto contendo as principais informações sobre os Serviços da Unicamp, uma camiseta temática, um vale-almoço e um vale-foto. As atividades devem se concentrar no Ciclo Básico II (PB). Os calouros podem tirar gratuitamente uma foto que registra o momento marcante de ingresso na vida universitária. A partir das 10 horas começam as apresentações dos Alunos-Artistas do SAE e do Coral da Unicamp “Ziper na Boca”. Recepção similar deve ocorrer nos campi de Limeira e Piracicaba, de acordo com a Programação das Unidades Faculdade de Tecnologia (FT), Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e Faculdade de Odontologia (FOP). Veja a programação na sua Unidade de Matrícula.

Semana do Calouro

A abertura oficial da Semana do Calouro pelo Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente (TCI) será no dia 21 (segunda) , às 17 horas, no Auditório da Biblioteca Central. Durante a semana, os calouros que queiram integrar o Trote da Cidadania podem se inscrever às 8 horas, de terça à sexta-feira, com a Comissão Organizadora. Os veteranos da Comissão do TCI podem ser identificados pela camiseta “Trote da Cidadania” . A programação de atividades está no site da Unicamp.

Restaurante Universitário

Os calouros receberão do SAE um vale-almoço que dará direito ao primeiro almoço coletivo no bandejão, que está localizado em frente à Diretoria Acadêmica (DAC). O tíquete será válido apenas para o dia da confirmação de matrícula (21). Um cardápio especial e música ao vivo estão na programação do Restaurante Universitário.

Circuito Literário nas Biblioteca da Unicamp

A Biblioteca Central “Cesar Lattes” promove o Circuito Literário, durante a Semana do Calouro, de 21 a 25 de fevereiro, disponibilizando estantes para a troca de livros sob o tema “Leia mais, cultive essa ideia e passe adiante” , na entrada da Central, IFGW, IMECC e FCA.

Os calouros e pais que visitarem a Biblioteca Central poderão constatar a fragilidade orgânica dos livros ao verem a exposição de livros deteriorados pelo tempo e manuseio inadequado, além de perceberem os altos custos acarretados à universidade.

Os monitores da BC vão explicar sobre o manuseio correto e a importância da conservação dos livros aos visitantes e oferecerão oficinas variadas durante o evento, entre elas: “O que você pode e o que não pode fazer com os livros”, dia 23/2 – das 14h às 16h na Biblioteca do IMECC; “Caça ao Tesouro: Integrar e Interagir com o acervo das Bibliotecas da Unicamp” - de 21 a 25 e “Trava-língua, recortes/montagem, contando histórias”, dias 23 e 25, das 14h30 às 16 h, na sala de reuniões da Biblioteca Central.

Inscrições nas Bibliotecas citadas.

Para ver a programação completa clique aqui.

Orientação à comunidade universitária quanto à proibição do trote abusivo

Desde 1999 o trote tradicional está proibido nas universidades paulistas pela Lei Estadual nº 10.454, de 20/12/1999. Na Unicamp, a deliberação CONSU A-11-99 dispõe sobre a proibição do Trote na Universidade.

O SAE orienta a comunidade universitária sobre o Disk Troteatravés do telefone: (19) 3521.7007 - disponível para denúncias de qualquer cidadão ou cidadã que presenciar trotes abusivos com ingressantes da Unicamp. O sigilo do nome será garantido, porém o denunciante deve se identificar ao atendente do SAE. Em casos de riscos, ligar diretamente para (19) 3521.6000 (Vigilância e Segurança do campus)

Clique aqui e Confira os depoimentos do Pró-Reitor de Graduação e do Coordenador do SAE da Unicamp sobre o trote.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Endereço

SAE - SERVIÇO DE APOIO AO ESTUDANTE

  • Rua: Sérgio Buarque de Holanda, 251
  • Bairro: Cidade Universitária
  • Cidade: Campinas - SP
  • CEP: 13083-859

Consulte o endereço completo...

Horário de Atendimento

 

  • Serviço Social: das 08h30 às 18h
  • Demais áreas: das 09h às 17h