Você está em: Bolsas Bolsas-Auxílio

Informações Bolsas-Auxílio 2012 - Veteranos

E-mail Imprimir PDF

Informações 2012

O Processo Seletivo para os auxílios do SAE e do Programa de Moradia Estudantil inicia-se em 07/08/2011, através da inscrição on-line dos candidatos.

Este ano temos modificações importantes no processo para os auxílios do SAE e do Programa de Moradia Estudantil, VETERANOS, que ocorrerá em caráter transitório. Este fato deve-se ao estudo de uma nova metodologia que envolve o referido processo. Tais modificações buscam simplificar e agilizar o mesmo.

Em função destas alterações, sugerimos que clique aqui para conhecer as novidades!


Calendário 2012

Consulte o calendário de bolsas 2012 do SAE para não perder nenhuma data. Clique aqui.


Questionário Processo Seletivo

Este questionário recolhe todas as informações necessárias para o candidato solicitar uma bolsa ao SAE. Imprima-o clicando neste link.


Documentação

A documentação a ser apresentada no Processo Seletivo 2012 depende de o aluno possuir ou não processo junto ao Serviço Social do SAE, bem como a documentação estar ou não completa no Processo Seletivo do ano passado. Alguns esclarecimentos são pertinentes:

  1. Se você nunca participou do Processo Seletivo do SAE ou não está participando do Processo Seletivo atual, então, você deverá seguir todos os procedimentos indicados na inscrição on-line e trazer a documentação pertinente a todos os membros do grupo familiar. Para saber o conjunto de documentos, consulte o link “lista geral de documentos”. Lembre-se sempre de informar de maneira correta a atividade dos membros do seu grupo familiar, pois ela determinará os documentos de renda a serem entregues.
  2. Se exerce alguma atividade remunerada (bolsa de iniciação científica, estágio, emprego formal, etc), você pode participar regularmente do Processo Seletivo. Na hipótese de você vir a perder algum tipo de renda, a análise da sua nova situação será facilitada e o Serviço Social irá requisitar apenas um conjunto limitado de documentos que comprovem a mudança de situação. Caso contrário, você terá que trazer todos os documentos quando quiser registrar a mudança de situação.
  3. Os calouros deixaram de ser calouros em agosto! Lembrem-se de que o processo em que participaram em fevereiro/março é válido para auxílios até dezembro (moradia) e fevereiro do próximo ano (Bolsas Auxílio-Social - antiga Bolsa Trabalho - e Bolsa Alimentação e Transporte). Se não participarem deste processo, não poderão concorrer aos auxílios.

Antes de ler a lista de documentos a serem apresentados no processo seletivo, alguns esclarecimentos são necessários, portanto, leia com atenção.

A documentação necessária será informada conforme os dados preenchidos na sua ficha de inscrição.

A lista de documentos divulgada no site serve somente para verificar antecipadamente os documentos que possivelmente serão necessários para apresentação no Serviço Social do SAE.

Para conferir a Lista Geral de Documentos clique aqui

Apresentar somente cópias dos referidos documentos. Não aceitaremos originais.

Fique atento para algumas informações:

  • Documentos de renda. Os documentos de renda dependem da atividade declarada para cada membro do grupo familiar. Leia com bastante atenção as atividades e os documentos associados a cada uma delas. Este é um dos aspectos da documentação que gera o maior número de dificuldades ou imprecisões na documentação. No caso de dúvida, consulte antes os membros de seu grupo familiar, principalmente, aqueles responsáveis pela renda, para o preenchimento correto. Estes documentos devem ser apresentados anualmente para cada membro do grupo familiar segundo a atividade exercida (documentos anuais por categoria profissional)
  • As declarações de próprio punho devem sempre ser feitas e assinadas pelo declarante da informação (por exemplo, a declaração atualizada de bens deve ser feita pelo chefe do grupo familiar). Estão disponíveis no site modelos para vários tipos de declaração (modelo declaração de bens e modelo documentos gerais).
  • Candidatos com alteração no grupo familiar: se houve alteração no seu grupo familiar (aumento ou diminuição de membros), o candidato deve trazer os documentos que comprovem esta alteração. Por exemplo, a adição de um novo membro no grupo familiar pode acontecer por casamento, e neste caso devem ser trazidos todos os documentos pessoais do novo membro (CIC, RG) bem como cópia da certidão de casamento. Veja cuidadosamente qual a situação que motivou a alteração do seu grupo familiar de um ano para o outro, e traga os documentos que comprovem esta alteração.
  1. Certidão de nascimento ou documentos pessoais (RG e CPF) do novo membro membro do grupo familiar.
  2. Agregação ao grupo familiar por adoção/tutela etc. Caso houver, apresentar documentos referentes a tutela, adoção, termo de guarda e responsabilidade ou outro expedido por juiz.
  3. No caso de falecimento de membro do grupo familiar, apresentar certidão de óbito.
  4. Em caso separação/divórcio, apresentar certidão de casamento averbada e formal de partilha constando a partilha de bens e pensão alimentícia.
  5. Agregação ao grupo familiar por casamento/união estável. Certidão de casamento ou comprovação da união estável.
  • Candidatos estrangeiros deverão apresentar documentação adicional.
  1. Passaporte (dados pessoais/categoria/visto de permanência), este documento deve ser apresentado anualmente em função das renovações legais deste documento.;
  2. Cópia da carta de manutenção no Brasil entregue à Polícia Federal;
  3. Endereço e telefone da embaixada (modelo);
  4. Cotação da moeda do país de origem em dólar.

Se persistirem dúvidas, entrem em contato por e-mail através de “Contatos: E-mails institucionais”. No campo “assunto”, indique “Processo Seletivo Transitório Bolsas-Auxílio”.



Modelo das Declarações

A fim de facilitar e uniformizar as declarações necessárias para o Processo Seletivo, estão disponíveis dois modelos de declaração:

  1. Declaração atualizada de bens: deve sempre ser assinada pelo membro responsável pelo grupo familiar (declaração atualizada de bens);
  2. Declaração de documentos gerais: pode ser usada para todas as demais declarações necessárias ao Processo Seletivo (declaração geral de documentos).

Consulte ou imprima os modelos disponíveis para facilitar e agilizar a entrega dos documentos:


Se persistirem dúvidas, entrem em contato por e-mail através de “Contatos: E-mails institucionais”. No campo “assunto”, indique “Processo Seletivo Transitório Bolsas-Auxílio”.


Recurso CEPE

Prezado aluno,

No período do Recurso CEPE (verificar calendário), poderão entrar com recurso os alunos indeferidos pela deliberação CEPE A16/04. Se você não está indeferido por este motivo, não será possível entrar com este recurso. O recurso de atendimento geral de alunos foi realizado no primeiro Recurso das Bolsas-Auxílio.

Se você deseja recorrer ao Conselho do PME, deverá fazer recurso separado específico, clicando no botão “Recurso Conselho PME”.

Se você não tiver ficha de inscrição para o próximo ano ou não for indeferido por documentação incompleta, poderá pleitear os auxílios para 2012 apenas após o atendimento dos calouros, que ocorrerá em março de 2012. Acompanhe o calendário do SAE, pois em abril de 2012 será aberto período para alunos nestas condições. No entanto, alertamos que as vagas já poderão estar ocupadas por veteranos e calouros deferidos nos prazos regulamentares do Processo Seletivo. Alunos inscritos fora de prazo que cumprirem todas as etapas do Processo Seletivo em abril serão chamados, na ordem de IC, segundo a disponibilidade de auxílios vagos a partir de maio.


Recurso Conselho Deliberativo PME

Prezado aluno,

O Recurso ao Conselho Deliberativo do PME está disponível no período indicado no calendário SAE (verificar calendário).

Poderão entrar com recurso alunos que permaneceram indeferidos para Bolsa Moradia (BM), após o recurso de atendimento geral. Alunos que não possuem ficha de inscrição ou que não entregaram a documentação não serão atendidos neste recurso. Você deverá apresentar todos os seus argumentos para a avaliação do Conselho do PME.

Se você não tiver a ficha de inscrição para o próximo ano ou não for indeferido por documentação incompleta, poderá pleitear os auxílios para 2012 apenas após o atendimento dos calouros, que ocorrerá em março de 2012.

Acompanhe o calendário do SAE, pois em abril de 2012 será aberto período para alunos nestas condições. No entanto, alertamos que as vagas já poderão ter sido ocupadas.


Resultado das Bolsas-Auxílio 2012

Para consultar o Resultado das Bolsas-Auxílio 2012 acesse o sistema de bolsas do SAE clicando aqui.


Listagem das Bolsas-Auxílio

ATENÇÃO: Para verificar o resultado das Bolsas-Auxílio, deve-se acessar a área do aluno no site do SAE através do Login.

As listas apresentadas abaixo são apenas para divulgação aberta das chamadas e serão disponibilizadas no tempo hábil, uma vez não são disponibilizadas imediatamente após a divulgação do resultado de novas chamadas.

Nesse caso, podem ocorrer desistências ou alterações e, portanto, tais listas podem não corresponder às definitivas atualizadas:


Deliberação Cepe-A-16/04 (critérios para inscrição e seleção para as Bolsas-Auxílio do SAE)

Consulte a Deliberação Cepe-A-16/04 no site da Procuradoria Geral.


Deliberação CONSU-A-24/01 (PME)

Consulte a Deliberação CONSU-A-24/01 (PME) no site da Procuradoria Geral da UNICAMP.

Clique aqui.


Portaria MPAS-MS 2998/2001 (doença grave especificada)

Consulte a Portaria MPAS-MS 2998/2001 no link seguinte:

Portaria MPAS-MS 2998/2001 (doença grave especificada)

Se persistirem dúvidas, entrem em contato por e-mail através de “Contatos: E-mails institucionais”. No campo “assunto”, indique “Processo Seletivo Transitório Bolsas-Auxílio”.


Comunicação por e-mail

A partir do Processo Seletivo 2008, o Serviço de Apoio ao Estudante usará como meio de comunicação com os alunos apenas o e-mail institucional da DAC. Não serão feitas comunicações usando outros endereços de e-mail, já que esta é a forma oficial de contato da Universidade com seus alunos. Solicita-se então que todos os alunos verifiquem seus respectivos login e senha a fim de evitar problemas futuros.


Dúvidas Frequentes

O SAE preparou um documento contendo as principais dúvidas sobre as bolsas oferecidas. Consulte o documento clicando neste link. Ele pode esclarecer muitos de seus questionamentos.


Para saber informações sobre o Processo Seletivo de 2011, clique aqui.


Artigos Relacionados:

Endereço

SAE - SERVIÇO DE APOIO AO ESTUDANTE

  • Rua: Sérgio Buarque de Holanda, 251
  • Bairro: Cidade Universitária
  • Cidade: Campinas - SP
  • CEP: 13083-859

Consulte o endereço completo...