SAE  |  PRG  |  UNICAMP   



Orientação Educacional

Rodas de Conversa

Roda de conversa

As Rodas de Conversa consistem em um método de participação coletiva de debate acerca de temáticas acadêmicas e profissionais em que é possível dialogar com os convidados, que se expressam e escutam seus pares e a si mesmos por meio do exercício reflexivo.

Um único encontro de 2h de duração;

Roda de conversa: “As experiências extracurriculares na formação acadêmica: relatos reais”

O objetivo desta roda de conversa é compartilhar experiências de participação em atividades extracurriculares para a vida acadêmica. A proposta é contribuir para a busca de oportunidades, e explorar diferentes campos de atuação conhecendo a experiência de outros alunos, além de conectar pessoas das mesmas áreas e/ou diferentes. 

Um único encontro de 2h de duração;

Roda de conversa -“Contribuições de Intercâmbio para vida acadêmica e profissional"

O objetivo desta roda de conversa é compartilhar experiências de intercâmbio para a vida acadêmica e profissional. A proposta é contribuir para a busca de oportunidades explorando diferentes campos de atuação e conhecendo a experiência de outros alunos em intercâmbios. Para tanto os convidados são estudantes que realizaram intercâmbio em diferentes países. 

Um único encontro de 2h de duração;

Roda de conversa: “Início de carreira: desafios e possibilidades”

Objetivo desta roda de conversa é promover reflexões sobre o início de carreira e as possibilidades e desafios que podemos encontrar ao adentrar no mundo do trabalho.

Um único encontro de 2h de duração;

Roda de conversa: “Bate-papo com ingressantes: desafios e aprendizagens”

O objetivo desta roda de conversa é compartilhar experiências e aprendizagens do ingresso na universidade, no ensino remoto ou antes da pandemia. Atividade direcionada para alunos ingressantes, e veteranos dispostos a compartilhar suas experiências.

Um único encontro de 2h de duração;

Roda de conversa: “Fit cultural: o que é e qual sua importância no processo seletivo?”

O objetivo dessa roda é falar sobre essa etapa que vem ganhando espaço nos processos seletivos por sua relevância para o sucesso de uma contratação. Não só as empresas podem aproveitar o potencial dessa ferramenta como também candidatas (os) podem se beneficiar aumentando a satisfação com o próprio desempenho nos processos seletivos, e antes disso, até mesmo na hora de escolher as vagas e as companhias para candidatar-se e embarcar por semanas nas atividades seletivas, o que envolve um gasto importante de tempo e energia. 

Um único encontro de 2h de duração;

Roda de conversa: “Processos seletivos online: do teste de lógica ao contrato de estágio assinado”

O objetivo desta roda de conversa é falar sobre a busca pelo primeiro estágio, a transição da universidade para o mundo do trabalho, a construção da carreira - todas situações que envolvem vivenciar um processo seletivo. No contexto de distanciamento social, muitas companhias adaptam as etapas do famoso processo seletivo para o formato remoto. Assim, entre o teste de lógica e a contratação há um longo percurso que ganha formas diversificadas nos processos seletivos online. 

Um único encontro de 2h de duração;

Roda de conversa: “Experiências na Iniciação Científica em diferentes momentos do curso”

O objetivo desta roda de conversa é compartilhar experiências na Iniciação Científica em diferentes momentos do curso. A proposta é contribuir para a busca de oportunidades, e explorar diferentes campos de atuação conhecendo a experiência de outros alunos, além de conectar pessoas das mesmas áreas e/ou diferentes.

Um único encontro de 2h de duração;