Sobre a Oficina “Como estudar melhor agora que estou na Universidade?”
A oficina “Como estudar melhor agora que estou na Universidade?” é uma iniciativa do Serviço de Apoio ao Estudante da Unicamp (SAE), através do Serviço de Orientação Educacional, em parceria com o Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior (PES) da Faculdade de Educação/Unicamp.
Avaliação Científica
Foi feita uma avaliação científica da realização da oficina como parte de uma pesquisa de Doutorado de Fernanda Andrade de Freitas, que será defendida no segundo semestre de 2011. Os resultados bastante positivos apontaram para a inclusão desta oficina como um programa institucional do SAE a ser oferecido regularmente aos alunos ingressantes.
Programas similares e este, em específico, estão sendo oferecidos em experiências de sucesso em universidades de Portugal e da Espanha, sob a coordenação do professor Pedro Rosário, do “Grupo Universitário de Investigação em Auto-regulação” - GUIA, da Universidade do Minho, Portugal, que é co-orientador da Fernanda em sua tese de doutorado, orientada pela profa. Dra. Soely Polydoro, do PES.
A abordagem de temas diversos contribui para o sucesso acadêmico
Temos uma vasta literatura, nacional e internacional, que aponta para questões importantes a serem discutidas com os estudantes de ensino superior, abordando temas como: gerenciamento de tempo, motivação, estratégias de aprendizagem, dentre outros. Também revelam a importância de oferecer programas institucionais de integração neste momento de transição para o Ensino Superior.
Com base nesta literatura, entendemos que o ingresso em uma instituição de ensino superior traz novas demandas comuns a todos os estudantes, que, se conhecidas e previstas, podem se reverter em benefícios para uma melhor integração à educação superior e ao sucesso acadêmico.
Dicas e sugestões
Podemos enumerar algumas recomendações para esta fase de ingresso do estudante de graduação:
- Participar de atividades acadêmicas e culturais programadas pela instituição para início do curso.
- Ter como hábito ler os documentos da instituição sobre as regras e normas que regulam a vida acadêmica, tais como guias e manuais do estudante.
- Conhecer a estrutura curricular do curso e o conjunto de atividades não obrigatórias disponibilizadas pela instituição, como iniciação científica, programas de extensão, estágios, monitorias e outros.
- Buscar informações sobre os serviços de apoio ao estudante que a instituição oferece.
- Com relação às tarefas e atividades de estudo, é esperado que no ensino superior o estudante tenha maior grau de autonomia e independência. Diante das várias possibilidades, é preciso estabelecer prioridades e manter constante avaliação e reconsideração de decisões.
- Face ao grande número de demandas e exigências é útil estabelecer horários diários e ter um cronograma de atividades considerando as tarefas imediatas, as de médio e de longo prazo. Organizar um espaço confortável e com boa luminosidade e ventilação para realização dos estudos, evitando locais com demandas competitivas que atrapalhem a concentração. Procurar garantir alimentação adequada e horas de sono suficientes, pois boas condições físicas também interferem no processo de aprendizagem.
- Lembrar que existem diferentes formas de estudar e que a escolha depende dos objetivos da aprendizagem. De modo geral, são relevantes: anotação em sala de aula e sua posterior revisão, estratégias de leitura e escrita de textos, de resolução de problemas, de preparação para avaliações, dentre outras.
- Sempre questionar se a forma de estudo está levando a uma maior compreensão e aprendizagem. Se não estiver tendo os resultados desejados, verificar na ação e no ambiente, o que pode estar interferindo neste processo.
Projeto “Saiba Mais”
A literatura sobre o ensino superior e também a experiência do Serviço de Orientação Educacional contribuíram para o desenvolvimento de oficinas e outros projetos que estão sendo atualmente desenvolvidos pelo SAE. Além da oficina “Como estudar melhor agora que estou na Universidade?”, o Serviço de Orientação Educacional oferece outros programas voltados ao aprimoramento do processo de aprendizagem dos alunos, como a Oficina de Autorregulação da Aprendizagem e o Projeto “Saiba Mais...”, que tem como objetivo apresentar, sob a forma de palestras, temas relevantes à formação e vivência na educação superior. Tais programas são destinados a todos os alunos da Universidade. Maiores informações podem ser obtidas no site: www.sae.unicamp.br
Perfil: Celma dos Anjos Domingues é pedagoga e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e atua na Área de Orientação Educacional do SAE desde setembro de 2009. Atende aos alunos da Unicamp no SAE, localizado à Rua Sérgio Buarque de Holanda, 251, Campus Barão Geraldo (em frente à Diretoria Acadêmica-DAC). Os interessados em agendar um horário para a Orientação Educacional devem comparecer à Recepção do SAE ou inscrever-se diretamente em oficinas e eventos divulgados através do site do SAE.