MOBIC-Mobilidade Intracampus será lançado na Unicamp em abril
O coordenador do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e docente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, Leandro Medrano, falou sobre o novo projeto de transporte alternativo para a Unicamp, quarta-feira (23), no Auditório da Biblioteca Central, ao público presente na recepção de alunos do ProFIS.
Trata-se do Programa MOBIC – Mobilidade Intracampus, um projeto-piloto que vai viabilizar o empréstimo de bicicletas aos alunos, funcionários e docentes da Unicamp.
O empréstimo deve valer por quatro horas e será feito através de bicicletários monitorados em pontos estratégicos de locomoção, sem custos para o usuário.
Dez bicicletas já foram compradas pelo SAE, mas o projeto pretende ampliar esse número para 200 ou 300 até o final de 2011. Em meados de abril o MOBIC já estará em funcionamento no campus de Barão Geraldo.
Como o projeto foi idealizado
A elaboração de um projeto-piloto, fundamentado nos moldes acadêmicos com estudos sobre meios de transportes alternativos para o campus, foi uma proposta do Escritório Modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo (EMOD), da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp. Os coordenadores do EMOD e um grupo de alunos do 3º, 4º e 5º anos da Faculdade pesquisaram a viabilidade do projeto, custos, experiências de outras cidades que já implantaram projeto similar, como Barcelona (ESP), Bogotá (COL) e Paris (FR); propuseram o cronograma e avaliaram os possíveis resultados. No desenvolvimento do projeto, pesquisas mostraram que um grupo de docentes e alunos do Instituto de Computação da Unicamp trabalhavam com a mesma lógica, entre eles os professores Célio Cardoso Guimarães, Nelson Machado e a professora Ariadne Maria Brito Rizzoni Carvalho. Esses docentes do IC foram convidados pelo EMOD para integrar o projeto MOBIC, que foi apresentado à reitoria da Unicamp em novembro de 2010 e aprovado para implementação imediata.
Cidades com trânsito saturado utilizam ciclovias
Um dos principais objetivos é incentivar o uso de bicicletas nos meios urbanos, o que significa, na prática, melhoria em qualidade de vida, mais saúde, atividades físicas saudáveis e mais economia.
Além disso, a bicicleta é uma importante alternativa de transporte no meio urbano, pois ajuda a reduzir o trânsito de veículos poluentes, traduzindo o uso ecologicamente correto.
Algumas universidades brasileiras já implantaram sistema similar - a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade de Brasília (UNB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Universidade de São Paulo (USP) também está com um cronograma de implantação de projeto semelhante para o primeiro semestre de 2011.
Como o MOBIC vai funcionar
No início da implantação, o MOBIC utilizará a infraestrutura existente, ou seja, as ciclofaixas. Após a primeira fase de implantação, estuda-se a possibilidade de construir ciclovias com projetos arquitetônicos e sem grande impacto ambiental. Segundo Tainá Ceccato Colombrini, aluna do 4º ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo e membro do EMOD: “A diferença entre ciclovias e ciclofaixas está na forma de definir os espaços por onde trafegam as bicicletas. As ciclofaixas são pinturas no asfalto, sem uma proteção maior para os ciclistas. Já as ciclovias são separadas por canteiros e afastadas do leito de veículos, seja por uma antecalçada ou por um guard-rail. Os projetos podem apresentar diferentes plantas arquitetônicas, sem prejuízo para o seu funcionamento”.
Alunos da Unicamp apoiam o novo projeto
Circulando pelo campus, em qualquer horário, é fácil observar como a bicicleta está incorporada aos hábitos da vida acadêmica. Três colegas do 1º ano do Curso de Letras caminham próximo ao Restaurante II, por volta das 13 horas. Maria Elisa Peres Pagan, 18 anos, circula com sua bike, enquanto os colegas vão a pé. Ela mora numa república em Barão Geraldo e trouxe a bicicleta da cidade de Amparo-SP. “Eu adoro a minha bicicleta. Ela me dá mobilidade, ao mesmo tempo em que faço exercícios”. Stefania Souza Favareto, 18, gostaria de ter uma, mas sua cidade natal fica longe de Campinas. “Sou de Pontal, perto de Ribeirão Preto. Então vou esperar o lançamento do MOBIC. Nossa, vai ser uma 'boa'”, diz contente com a notícia. O colega Douglas Vinícius Souza, 17, apoia a opinião da colega. “Eu penso que é uma excelente ideia. A universidade é grande e o tempo é curto. Se este projeto vier mesmo, vai ser tudo de bom”, diz referindo-se ao MOBIC. Ele é de Franca-SP. Do outro lado da praça do chafariz, vindo com a sua bicicleta, o pós-graduando de Engenharia Química, Rodrigo Amaral, 22, diz que não sabia do projeto MOBIC. Ele apoia o projeto e explica: “Fiz minha graduação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e lá já andava de bicicleta. Se comparar a estrutura da Unicamp com a UFPE em matéria de ciclovias, a Unicamp tem melhores condições, mas precisa melhorar. Este projeto de empréstimo de bicicletas chega em boa hora.” E completa: “Eu moro no Guará e venho de bicicleta para a Unicamp. Quando o projeto MOBIC chegar, será melhor ainda. Circular de bicicleta faz bem à saúde, o sangue circula melhor, o pulmão expande, e ainda economizamos com as despesas do ônibus”.