Palestra do “Saiba Mais” estimula o estudante a aproveitar as oportunidades
O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) promoveu na quinta-feira (17) a primeira palestra do Projeto “Saiba Mais”, com o objetivo de oferecer aos alunos de graduação subsídios para o aprimoramento do processo de aprendizagem na Universidade.
Sob o tema “Estou na Universidade, e agora? Reflexões sobre ingresso, transição e permanência no ensino superior”, a palestra foi ministrada por Soely A. Jorge Polydoro e Elizabeth Mercuri, membros do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior (PES) e docentes da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. O evento ocorreu na Sala CB-18 do Ciclo Básico I, no horário do almoço. As inscrições on-line ficaram abertas durante a semana e tiveram capacidade limitada. Cerca de trinta alunos ouviram com atenção as dicas das palestrantes e as reflexões sobre o aproveitamento das oportunidades que a Universidade oferece.
Principais reflexões abordadas
Soely Polydoro contextualizou o ambiente de múltiplas oportunidades do universo acadêmico para o ingressante, fez uma abordagem sobre o desenvolvimento de padrões de relacionamento interpessoal durante as fases de interações acadêmicas e sociais.
Em seguida, Elizabeth Mercuri discorreu sobre o que chama de domínios: pessoal, social, acadêmico e profissional que permeiam o mundo estudantil até a formação integral. “A Carreira não deve estar voltada apenas para um domínio, pois que o sujeito é uma totalidade que não se divide”. “Cada estudante tem uma identidade própria e quando encontra um ambiente dinâmico como o da universidade pode fundir outras identidades que passaram pelos domínios citados”, explica.
Estudante tem o papel central
O Estudante deve ficar alerta quanto à importância do papel central que tem na universidade e deve capitalizar as oportunidades acadêmicas que aparecerem. Foi citada pesquisa de uma universidade de renome internacional, nos Estados Unidos, cuja alta evasão de estudantes estava relacionada à falta de busca por suporte dos serviços institucionais. Assim, a palestrante orientou os presentes a buscarem o suporte institucional para o aluno não se sentir sozinho durante a graduação.
O processo de aprendizagem é pessoal, cada aluno tem o seu ritmo. Cada situação exige uma forma de planejamento. O que é melhor? Estudar deitado na cama, ou estudar sentado numa cadeira, em frente ao computador? Depende do conteúdo a ser estudado. A docente explica. “Quando se fala em estudar, passa por nossas mentes leituras de livros e apostilas. Mais existem outras formas de estudar. A fonte de informação para os estudos depende muito da necessidade da aprendizagem do Curso”. Exemplo típico é a Área de Artes, cujos estudos demandam conhecimentos técnicos, não necessariamente leituras. O mais importante é a programação acadêmica no planejamento dos estudos e o ponto ideal de realização de cada uma das inúmeras atividades que perpassam a vida acadêmica.
Conhecer as rotinas da universidade, prazos acadêmicos e participar de atividades culturais
Para as autoras do “Saiba Mais”, o aluno deve participar das atividades acadêmicas e culturais programadas pela instituição, desde o início da graduação. “Em trabalhos cognitivos de maior conteúdo devem ser estabelecidas relações entre conteúdos diferentes. Não dá para ficar apenas na sala de aula, porque a demanda de novos conhecimentos é alta. Parece uma chuva de informações”. E completa: “O impacto na formação do estudante passa também pelas atividades multidisciplinares não obrigatórias e outras experiências que o campus oferece nas esferas pessoal, social e acadêmica, que vão compor todo ambiente cognitivo do futuro profissional”. Citaram a importância de programar a vida acadêmica através de conhecimento de termos como: Iniciação Científica (IC), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Atividades Multidisciplinares (Ams), bem como funcionamento das monitorias em salas de aulas, bolsas-auxílio e oportunidades de intercâmbio.
Segundo Elizabeth Mercury, uma palestra apenas desperta o aluno para algumas buscas, sensibiliza para a necessidade de um planejamento mais amplo. Porém, a mudança que garante melhores resultados no aproveitamento de oportunidades e sucesso acadêmico é um processo que deve ser acompanhado continuamente, através de medidas como autorregulação da aprendizagem, consultas à Orientação Educacional do SAE e busca de suporte institucional de outros serviços de assistência estudantil.
SAE deve aprofundar apoio à Orientação Educacional
Finalizando a palestra, a orientadora educacional do SAE, Celma dos Anjos, informou que no planejamento do segundo semestre estão previstas oficinas que facilitam o desenvolvimento da carreira, durante a graduação e na transição para o mercado de trabalho.
A próxima palestra do projeto “Saiba Mais” será no dia 19 de maio próximo, das 12h às 13h30, na Sala CB-18, do Ciclo Básico I, sob o tema “Hábitos de vida, qualidade de sono e seus efeitos na aprendizagem e no humor” , com a convidada Gema Galgani Mesquita Duarte, docente da Universidade José do Rosário Vellano -UNIFENAS e membro do Grupo de Pesquisa Avançada de Medicina do Sono do Hospital das Clínicas-USP.