SAE apoia "Outubro Rosa" pelo quarto ano consecutivo
O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) adota a campanha “Outubro Rosa” pela quarta vez, com o objetivo de divulgar para a comunidade universitária a campanha internacional de conscientização pela prevenção do câncer de mama. A cada ano, mais instituições públicas e, até particulares, no mundo adotam a campanha com diversas ações que reforçam a importância da prevenção para a saúde feminina. Monumentos e prédios são iluminados na cor rosa e muitas pessoas usam lacinhos e camisetas cor-de-rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama. A campanha, que chegou ao Brasil em 2008, elegeu outubro como o mês de movimento máximo para a causa.
Como começou
Segundo consta, o movimento “Outubro Rosa” teve início nos Estados Unidos, lançado pela "Fundação Susan G. Komen for the Cure" em 1990, quando laços cor-de-rosa foram distribuídos aos participantes da primeira “Corrida pela Cura”, realizada em Nova York. Susan Komen faleceu vítima do câncer de mama, mas antes de morrer, aos 35 anos, pediu à irmã Nancy Brinker, que iniciasse publicamente a conscientização sobre a gravidade da doença e angariasse recursos para a criação de uma Fundação.
Na Unicamp
Na Unicamp, participam da Campanha: o CAISM “Hospital da Mulher José Aristodemo Pinotti”, desde o início da campanha internacional; O CECOM (Centro de Saúde da Comunidade); a DGRH (Divisão Geral de Recursos Humanos); o GGBS (Grupo de Gestor de Benefícios Sociais); e o SAE.
Assim como nos anos anteriores, o CAISM “Hospital da Mulher José Aristodemo Pinotti” é o principal órgão da Unicamp a realizar diversas ações para informar a população interna e externa sobre a importância do diagnóstico precoce, os riscos da doença e o tratamento quando o câncer já foi detectado. A agenda do mês rosa alerta as mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, como forma de prevenção.
Leia matéria completa sobre a agenda do "Outubro Rosa" no CAISM