Boas práticas para a promoção de bem-estar na universidade
O Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante (Sappe) e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) são órgãos da PRG criados, respectivamente, em 1987 e 1976. Mais tarde, em 1996, foi criado o Grupo de Apoio ao Estudante de Graduação em Medicina, Fonoaudiologia e aos Residentes Médicos (Grapeme), especificamente para dar suporte aos estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O tempo de existência desses órgãos evidencia o quanto o cuidado com a permanência e sucesso estudantil estão arraigados nos valores e práticas na Unicamp, pois esses serviços não eram disponíveis em outras universidades.
Durante esses anos, as diferentes modalidades de serviços oferecidos por esses órgãos foram se consolidando, cada um em seu escopo de atuação, com foco numa população crescente e cada vez mais diversificada de estudantes. Procurou-se, continuamente, investir no aprimoramento e adequação das equipes técnicas e dos espaços de atendimento, a fim de oferecer as melhores condições de atendimento aos estudantes que necessitassem dos serviços de apoio social, pedagógico e de saúde mental.
O cuidado oferecido sempre se valeu da colaboração da rede de apoio dos estudantes, incluindo seus parentes e amigos, colegas, coordenadores de cursos, professores e funcionários. Todos auxiliam identificando situações e orientando os estudantes que necessitam de apoio e seus colegas, nos momentos de adaptação, mudanças e nas situações de crise, sofrimento, perdas e luto que podem ocorrer juntamente com dificuldades acadêmicas, pessoais e familiares. A participação desses outros membros da comunidade sempre se mostrou estratégica em situações difíceis.
De fato, ter uma rede de apoio ágil e empática tem uma importância inestimável para garantir um bom desfecho em casos críticos. Sabemos que a detecção precoce de condições de vulnerabilidade e o manejo adequado de situações de crise podem ser de grande auxílio a todos os membros de nossa comunidade e suas famílias. Esse Guia de Boas Práticas foi elaborado para auxiliar a todos em relação à prevenção e abordagem de situações de crise envolvendo estudantes ou outros membros da comunidade universitária bem como pessoas relacionadas a essa comunidade.
Esse guia foi inspirado em publicação semelhante do Massachussets Institute of Technology, entre outras experiências bem-sucedidas que foram revistas e serviços aos quais tivemos acesso em visitas técnicas. Mas a demanda por este produto e pelo Projeto Estratégico Bem-Estar resulta de conversas e necessidades expressadas por diferentes membros da comunidade universitária e, em particular, da experiência acumulada pelas equipes dos serviços.
Esperamos que, a partir dessa primeira edição, continuemos a nos desenvolver e aprimorar nossas práticas e este guia.