Bicicletas Comunitárias da Unicamp são apresentadas ao público
O Pré-lançamento do Projeto MOBIC – Bicicletas Comunitárias da Unicamp -aconteceu na manhã desta sexta-feira (29) no Pavilhão do Ciclo Básico II, no campus de Barão Geraldo, Campinas. Bicicletas pintadas de amarelo ouro, identificadas com o logotipo MOBIC foram apresentadas no evento. Equipamentos de proteção individual como capacetes, toucas descartáveis, sinalizadores, cadeados acompanhavam as “bikes”, que brilhavam com os sinalizadores doados pelo senhor Telmo Teramoto, da Organização Acesso.
As alunas Beatriz Crocco, Laura Lacastagneratte, do 3º ano e Tainá Ceccato Colombrini do 4º ano da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp são responsáveis pela formatação do projeto. Com o apoio de colegas do Curso distribuíam folderes e conversavam com a comunidade acadêmica, explicando o funcionamento dos empréstimos.
Esta é a primeira fase do projeto MOBIC, considerada experimental, em que serão disponibilizadas dez bicicletas, material de proteção individual e um bicicletário a ser instalado em local de grande circulação, provavelmente no Ciclo Básico. O usuário só precisará ter um registro acadêmico (RA), se cadastrar no site http://www.sae.unicamp.br/mobic para conseguir a permissão para o empréstimo, que pode durar quatro horas, sempre dentro do campus.
A segunda fase prevê maior infraestrutura e ajustes após avaliação do experimento. A ampliação no número de bicicletas é uma das principais metas; até o final deste ano espera-se que o número chegue a 300 unidades.
Durante o evento de pré-lançamento, o docente responsável pelo projeto e coordenador do Serviço de Apoio ao Estudante, Leandro Medrano, disse que o MOBIC inaugura uma nova opção de mobilidade na Unicamp, através das bicicletas comunitárias. O MOBIC foi desenvolvido pelo Escritório Modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo (EMOD) da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp e pelo Instituto de Computação (IC), com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação e gerenciamento do SAE.
Entre as dezenas de pessoas que passavam pelo Pavilhão Básico interessadas em conhecer o projeto, estava Edivaldo da Silva Almeida, de 22 anos, aluno do 5º ano da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp considerou o projeto interessante. “Moro em Barão Geraldo e não tenho bicicleta, venho a pé para a Unicamp. Ocupo de 8 a 9 horas por dia no campus, entre biblioteca, curso, laboratórios e bandejão. A proposta é muito boa”, explica. Muitos alunos comentaram a qualidade das bikes e dos equipamentos.
O funcionamento dos empréstimos das dez bicicletas inicia-se dentro de 20 dias e será anunciado no Portal do SAE e Unicamp.