Projeto “SAIBA MAIS” apresenta palestra “(Des)regular o estudar na Universidade? Elementar, meu caro Watson!”
O Projeto “Saiba Mais”, promovido pela Área de Orientação Educacional do SAE, apresenta no dia 28 de junho a palestra “(Des)regular o estudar na Universidade? Elementar, meu caro Watson!”, com o Prof. Dr. Pedro Sales Luís Rosário, da Universidade do Minho (Grupo Universitário de Investigação em Auto-Regulação/Portugal). Durante a palestra, serão abordadas questões sobre a aprendizagem no contexto da Universidade. A partir da explicitação sobre o processo de autorregulação da aprendizagem e das dimensões nele implicadas, como o estabelecimento de objetivos, monitoramento, compromisso e reflexão metacognitiva, será proporcionada a reflexão sobre as experiências pessoais de aprendizagem, dificuldades e êxitos no enfrentamento das exigências da vida acadêmica.
Como participar?
Para participar da palestra, o aluno interessado deve fazer sua inscrição no site do SAE (clique aqui), indicando RA e e-mail. A palestra acontecerá no dia 28 de junho, terça-feira, das 12h às 13h30, na sala CB-18 do Ciclo Básico I.
Perfil do palestrante: O Prof. Dr. Pedro Sales Luís Rosário é Professor Associado com Agregação na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Formado em Psicologia pela Universidade de Lisboa e Doutor em Psicologia pela Universidade do Minho. A sua docência está centrada na área da Psicologia da Motivação e Psicologia da Educação. Participa no Mestrado Integrado em Psicologia e no curso de doutoramento em Psicologia da Educação do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho. A sua linha de investigação centra-se no estudo do impacto das dimensões cognitivo-motivacionais, emocionais e sociais no sucesso acadêmico dos alunos, dando especial enfoque ao estudo dos processos de autorregulação da aprendizagem, construção de instrumentos de avaliação centrados nesses processos e de programas de intervenção em contextos educativos. O pesquisador é co-autor do livro “Cartas do Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na Universidade" (2006), um programa inserido no GUIA – Grupo de Investigação sobre Auto-regulação da Aprendizagem.
Site do Grupo Universitário de Investigação em Auto-Regulação