SAE atualiza identidade visual e lança novo logotipo
A criação de um novo logotipo, lançado na segunda (10), atualiza a identidade visual do Serviço de Apoio ao Estudante, como um dos passos de planejamento SAE, que inclui vários projetos sociais, culturais e ambientais, implantados recentemente, a mudança de prédio que aconteceu em abril deste ano e a qualificação do atendimento integralizado, em processo contínuo. Essas ações possibilitaram maior interatividade com os estudantes, empresas e visitantes, sendo que o novo logotipo integra as novas propostas. A partir de então, o antigo logo, utilizado pelo SAE até a semana passada, será substituído pela nova identidade visual, no próprio site e nos impressos relativos à Unidade.
Renovação
As empresas, de tempos em tempos, renovam seus logotipos. Inúmeros exemplos poderiam ser citados, com argumentos sobre os vários elementos que levam uma empresa, mesmo pública, a definir a hora certa da renovação. O logotipo anterior, informal, lúdico, cedeu sua vez a uma versão sóbria, límpida, de formas semicirculares e linearmente estruturadas.
Os atributos da identidade visual - novo logotipo - passam por uma visão artística e filosófica, em sintonia com a missão institucional do SAE: “ser referência nacional no atendimento estudantil”.
A criação do novo Logotipo SAE
Criado pelo designer gráfico, Jurandir Alves de Oliveira, o logotipo SAE, lançado hoje (10), contou com a assessoria técnica dos professores Leandro Medrano (Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura da Unicamp) e Sylvia Furegatti, (Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp), respectivamente, coordenador do SAE e assessora cultural do SAE.
“O novo logotipo transmite também uma sensação de completude e incompletude que é por certo realizada mentalmente e que nos conduz à ideia de finalidade, objetivos a serem alcançados no amplo domínio do conhecimento. O preto e o alaranjado complementam-se em sua oposição latente, assim como os espaços em branco por entre os semicírculos negros sugerem caminhos e acrescentam leveza”, afirma o designer.
O ponto de partida formal foi a própria sigla do SAE que, aos poucos, foi dando lugar a quatro semi-círculos côncavos e convexos que, dispostos em sequência, sugerem um horizonte vasto de possibilidades, assim como é a Unicamp, em 45 anos e o próprio SAE, em seus 35 anos, a serem comemorados em novembro próximo.