BAT - Benefício de Auxílio Transporte

De SaeWiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

ATENÇÃO: Durante o período de atividades não presenciais devido à pandemia do coronavírus Covid 19, o Benefício de Auxílio Transporte (BAT) for substituida pelo Benefício Emergencial de Atividades Não Presenciais (BENP)

Benefício Emergencial de Atividades Não Presenciais (BENP)

Os auxílios relacionados ao transporte, destinados aos estudantes da Unicamp, passaram a designar-se Benefício Emergencial de Atividades Não Presenciais (BENP). A mudança na identificação não altera os valores nem a quantidade de bolsas distribuídas e irá durar enquanto houver restrição às atividades presenciais na Universidade. A medida foi publicada através da resolução GR 47/2020, de 13 de abril, entra em vigor nesta quarta-feira (15), e diz respeito a todos os auxílios referentes ao transporte dos estudantes: Benefício de Auxílio Transporte (BAT); Bolsa Auxílio Transporte Estágio Obrigatório (BATO); auxílios transporte associados às bolsas BAS, BAEF, PROFIS, BASIC e Bolsa Emergência.


O que é?

Destinada a alunos da graduação e pós-graduação, independente do ano de ingresso. O critério para a concessão do benefício é socioeconômico, os alunos são contemplados de acordo com a urgência da situação financeira de seu grupo familiar. A avaliação social e a seleção dos contemplados é feita pelo Serviço Social do SAE, mediante apresentação da documentação e entrevista com uma assistente social .



Como participar?

  1. Ser aluno regularmente matriculado em cursos de graduação ou pós-graduação stricto sensu;
  2. Acesse o Sistema SIG-SAE, caso não tenha cadastro veja como realizar o Primeiro acesso;
  3. Inicie a Inscrição no Processo Seletivo para Bolsas Auxílio;
  4. Após o deferimento de sua inscrição, você terá que aguardar ser contemplado, veja no Calendário do SAE as datas de contemplações;
  5. Ao ser contemplado você deverá assinar o termo eletrônico da Bolsa, caso não assine no prazo estipulado seu benefício será cancelado. Para voltar a concorrer em uma próxima listagem você deverá procurar o Serviço Social.

Observação: Fique atento ao calendário do SAE, as inscrições do Processo Seletivo normalmente ocorrem em Agosto para Veteranos e Março para Calouros.



Detalhes da Bolsa

  • Quantidade Mensal de Bolsas disponibilizadas: 704
  • Critério de Classificação: Índice Socioeconômico
  • Vigência: um ano de duração, de março a fevereiro do ano seguinte. Se a contemplação ocorrer durante o Processo Seletivo a vigência terá início na data de contemplação.
  • Carga Horária: não se aplica
  • Transporte: O aluno receberá o valor de dois passes municipais por dia útil com valor vigente em Campinas.
  • Alimentação: Três refeições por dia nos restaurantes Universitários.
  • Como Receber: O aluno deve realizar a abertura de uma conta no Banco do Brasil ou Santander e cadastrá-la no sistema do SAE, na área do aluno.
  • Pagamento da Bolsa: O valor será disponibilizado todo dia 15 de cada mês.



Regulamentação

Resolução de Criação GR nº 2/2019 - 39/1995

Resolução Geral GR nº 83/2021

Bolsas Auxílio-Social