COMUNICASAE entrevista aluna-artista Cora Laszlo, do Projeto “Deixe-me Inventar”
A 3ª edição do Programa Aluno-Artista foi encerrada oficialmente na última sexta-feira de abril (26), com o evento Circuito das Artes II (Final), marcando um importante momento cultural e artístico para a Comunidade universitária. Dos quinze projetos selecionados na referida edição, alguns não conseguiram completar o percurso, outros cumpriram o calendário proposto e alguns se destacaram com louvor. Entre estes que se destacaram com louvor, encontra-se um belo projeto, o "Deixe-me Inventar", criado e interpretado pela aluna do 3º ano da graduação em dança, Cora Laszlo (19 a.).
ComunicaSAE: Como você soube do Programa Aluno-Artista e como amadureceu a ideia de inscrever o seu projeto? E o nome tão sugestivo do projeto, o que representa?
Cora Laszlo: Eu soube da existência do programa por projetos das edições anteriores, mas só soube como funcionava efetivamente quando tivemos uma palestra sobre o projeto no barracão da dança e, após essa palestra, já comecei a pensar em um projeto. A idéia de trabalhar com o humor gráfico do cartunista argentino Quino veio por uma afinidade grande com a obra dele, além de eu já ter feito alguns experimentos de dança em relação com seus desenhos.
O título, "Deixe-me Inventar" vem de um dos livros do Quino, o qual mais me chamou a atenção, por mostrar essa necessidade do homem por novidades. Eu queria isso com esse trabalho: inventar.
ComunicaSAE: O seu projeto envolve quais elementos da arte?
Cora Laszlo: O projeto “Deixe-me inventar” é um solo de dança. No entanto, essa dança está em diálogo com diversos campos. Primeiramente às artes visuais, devido à relação com a obra de Quino, depois com a Técnica do Clown, pois embora eu não utilize a estética do palhaço, as vivências que já tive me abriram espaço para chegar no público nesse trabalho, colocando-os na cena. Outra relação importante foi com as filmagens e fotografias, uma vez que o trabalho sempre foi registrado, isso foi virando parte do processo todo.
ComunicaSAE: Durante o desenvolvimento do seu projeto, você alterou algum a ação que estava prevista no início ou cumpriu exatamente como imaginou? Porque o seu projeto só teve você de bailarina? Como os outros alunos participaram (em que e como)
Cora Laszlo: O desenvolvimento do projeto não foi exatamente como eu imaginei em alguns aspectos práticos, por exemplo, eu não sabia que o elemento cênico seria os novelos. No entanto, em todo o processo foi muito fiel às minhas ideias iniciais. Hoje, quando releio o projeto inicial, vejo que eu concretizei minhas ideias e objetivos lá expostos. Quanto ao fato de ser um solo, foi por eu ter uma afinidade por solos, afinal já havia feito três antes do “Deixe-me Inventar”. Além disso, a bailarina com quem eu estava dialogando criativamente na época saiu do país, portanto decidi que seria interessante entrar num processo criativo individual. No entanto, esse “solo” é só na hora da dança, pois eu contei com uma equipe muito boa e presente: o Lanick Takaes como design gráfico e cenotécnico em todas as apresentações, e ele me ajudou muito no processo, inclusive com ideias e opiniões na dança e também a Isabela Moura, que filmou todo o percurso do “Deixe-me Inventar”, o que foi importante para o processo. Os fotógrafos foram variando entre o João Paulo Marques, Filipi Britto e Leonardo Lin, mas cada um de sua maneira e com seu olhar o que acrescentou algo diferente ao trabalho. Também contei com a Wanessa de Guimarães, que criou e operou a luz nas apresentações internas. Portanto, “Deixe-me Inventar” é um trabalho em grupo.
ComunicaSAE: As lãs dão um colorido especial à sua performance, fale um pouco sobre a importância desse elemento.
Cora Laszlo: A lã surgiu da relação com a linha do desenho de Quino e acabou crescendo e tomando conta de toda a cena, desenhando cada momento do espetáculo. A escolha de cores não respeita um padrão, somente a primeira linha que eu utilizo que sempre é branca. As outras variam sempre, tanto a cor quanto a quantidade, que sempre são diferentes uns dos outros. Não utilizo dois novelos da mesma cor em uma mesma apresentação.
Esses novelos, a cada apresentação, se emaranham e viram um “bolinho” que foi sendo acumulado e hoje é um grande emaranhado de todas as apresentações, o que é muito interessante em diversos aspectos, pois vejo o novelão como a síntese do “Deixe-me Inventar”; ele traz em si um pouco que cada expectador e de cada apresentação.
ComunicaSAE: A sua leveza na dança e o entrelaçar dos fios atraíram um bom público. A sua ideia no final era mesmo que o público se inteirasse enrolando também os fios?
Cora Laszlo: Essa ideia de trazer o público para a cena surgiu de uma necessidade de interagir com eles, de chamar a atenção uma vez que era um público de passagem, que poderia ou não assistir a apresentação. Isso complementou muito a dança e inclusive a minha forma de dançar, afinal era uma relação muito mais próxima com o expectador.
ComunicaSAE:Quais são os seus planos futuros? Em que a participação no aluno-artista contribui para esses planos?
Cora Laszlo: Pretendo continuar com o "Deixe-me Inventar" apresentando em outros ambientes, ou mesmo, fazendo crescer ainda mais o trabalho. Além disso, pretendo entrar em outros processos de criação, tanto solo quando em grupo. O aluno-artista contribui muito para qualquer plano futuro, pois com ele aprendi muito, afinal é uma ótima experiência profissional, na qual temos uma verba e uma bolsa, portanto, além de ter aprofundado meus estudos de criação, aprendi a produzir e organizar um trabalho. Sinto que todos esses conhecimentos e vivências adquiridos no período do projeto vão me ajudar em minhas atuações futuras.
ComunicaSAE: Estamos com as inscrições abertas para a quarta edição do Programa. De acordo com a sua experiência na terceira edição, quais os conselhos ou “dicas” que você passa para que os alunos interessados em concorrer possam fazer para ter um bom projeto?
Cora Laszlo: A dica que eu dou é que sejam muito honestos com a suas vontades e considerem as possibilidades reais de concretizá-las. Mostrem o que vocês querem, sabem e vão fazer o que estão propondo.