SAE  |  PRG  |  UNICAMP   

Bolsas Culturais

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) possui dois programas de incentivo à arte e à cultura universitária: o Aluno-Artista e o SAE Ação Cultural: Educação, Comunidade e Campus. Ambos são administrados pelo SAE em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp, estimulando a permanência estudantil e a interação social através das artes.

PROGRAMA SAE AÇÃO CULTURAL: EDUCAÇÃO, COMUNIDADE E CAMPUS
Este programa tem como objetivo estimular a efervescência artística-cultural nos campi e em espaços externos à universidade. Estabelecido a partir de uma atividade SAE já existente, denominada “Ação Cultural”, a nova proposta prevê a reestruturação do mesmo, através da ampliação de seu âmbito de abrangência, subdividindo-o em três vertentes: educação, comunidade e atividades no campus universitário. Assim, o programa atual propõe a interação com a comunidade externa e também cria ações voltadas a escolas públicas e unidades de ensino infantil, fundamental e médio vinculadas à Unicamp, através de oficinas artístico-culturais ministradas por alunos regularmente matriculados na graduação e pós-graduação da Unicamp, havendo também uma contrapartida para esses e seus campos de pesquisa.
O eixo Campus, por sua vez, prevê atividades a serem desenvolvidas nos campi universitários, com os diversos públicos que circulam diariamente em cada um deles, promovendo assim, o enriquecimento cultural no ambiente universitário. O SAE Ação Cultural possibilita ao estudante da Unicamp a aplicação dos conhecimentos pedagógicos, acadêmicos e artísticos adquiridos no seu curso de graduação e garante ao aluno de ensino fundamental e médio, assim como à comunidade em geral, acesso à iniciação em diferentes modalidades artísticas, sem se descuidar das atividades de extensão desenvolvidas no campus.

Como participar:
Desde o segundo semestre de 2014, o programa conta com um edital desenvolvido pela equipe do SAE, a fim de estruturar melhor a seleção dos projetos contemplados, assim como consolidar o programa, que tem sua vigência sincronizada com o calendário acadêmico (de abril a novembro). Todo e qualquer aluno de graduação ou pós-graduação regularmente matriculado à Unicamp pode enviar seu projeto – durante o período determinado pelo edital (em geral de dezembro a fevereiro) – e concorrer a uma bolsa para sua execução.

PROGRAMA ALUNO-ARTISTA
Criado em 2010, o Programa Aluno-Artista leva diversidade cultural à comunidade universitária, promovendo a execução de 15 projetos selecionados por edição. Essa seleção conta com o parecer de professores doutores das diversas áreas de modalidades artísticas que o programa prevê: Artes Cênicas, Artes Corporais, Artes Visuais, Diversidade Cultural, Literatura, Multimeios e Música. Dois alunos considerados proponentes podem participar por projeto – contando com uma equipe integrante – e receber a Bolsa Aluno-Artista por oito meses: de abril a novembro de cada ano. Além disso, os projetos contemplados recebem um auxílio para sua execução no valor máximo de três mil reais (R$ 3000,00).
A novidade do Programa é o estímulo à inserção de alunos de qualquer curso de graduação, com talentos artísticos, incentivando-os a se apresentarem ao público dos campi da universidade em seus múltiplos espaços de convívio. Desde 2014, o programa propõe uma interação com a comunidade externa, através da realização do Festival de Artes SAE/Unicamp que, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, traz a produção do Programa Aluno- Artista para o Teatro Castro Mendes e, no ano seguinte, para a Concha Acústica do Parque Taquaral. A partir de sua 5ª edição – decorrida ao longo de 2015 – houve a informatização de todas as etapas do programa através do sistema SIG/SAE, aprimorando a inscrição, seleção e o acompanhamento dos projetos contemplados.

Como participar:
Os alunos com interesse em submeterem seus projetos devem ficar atentos aos regulamentos e prazos do edital desenvolvido pela equipe do SAE. Seu lançamento costuma acontecer no mês de dezembro e permanecer aberto até fevereiro do ano seguinte, mantendo a vigência do programa também sincronizada com o calendário acadêmico da universidade.