XXI Congresso de Iniciação Científica da Unicamp-PIBIC
O XIX Congresso de Iniciação Científica da Unicamp (PIBIC), organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), foi aberto na quarta-feira (23) às 13 horas no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU), para recepção dos pesquisadores com painéis. A cerimônia de abertura aconteceu às 14 horas, no Centro de Convenções e contou com a presença de autoridades da Unicamp, representantes do CNPq e representantes do prefeito de Campinas, Sr. Jonas Donizete. A exposição foi divida por áreas: no dia 23 (das 15h30 às 17h30) a exposição será de painéis de Artes e Biológicas; no dia 24 (das 14h às 16h) a exposição será de Exatas e Humanas; enquanto o último dia (25) das 14h às 16h está reservado para a área de Tecnológicas.
No dia 25, após o encerramento dos painéis de tecnologia, a agência INOVA Unicamp ministrará uma palestra, às 16h30, no Centro de Convenções. O tema "Importância da Propriedade Intelectual nas atividades de Pesquisa e Inovação" fica por conta da palestrante Janaína Cesar. Segundo a orientações da PRP, é obrigatória a participação dos expositores na palestra.
PIC-Jr
O dia 23 também foi especial para os estudantes de Ensino Médio que participaram do Programa de Iniciação Científica Junior, o PIC-JR e puderam expor seus paineis. Um dos trabalhos interessantes apresentados foi a abordagem de Inclusão de Alunos Deficientes nas Escolas Públicas, pesquisa realizada pelas alunas Ariane Agulhari, do 3º ano da Escola Dr. Disnei Franco, localizada no bairro Jambeiro, em parceria com a aluna Caroline Carnier, 3º ano do Colégio Culto à Ciência, ambas sob a orientação da Profa. Maria Cristina de Oliveira, que atua no CEPRE-Unicamp. Ariane e Caroline são exemplos de dedicação aos estudos. Elas foram selecionadas entre cerca de 2 mil alunos de várias escolas de Campinas, por meio de redações. A pesquisa que elas desenvolveram tratou de um tema importante para a sociedade: a inclusão de pessoas com necessidades especiais e como os docentes as tratam. Ariane e Caroline foram em escolas públicas, verificaram se os professores estão preparados para lecionar aos alunos que apresentam deficiência auditiva ou visual e também se as escolas tem bibliotecas com braile, livros audiobooks, com rampas de acessibilidades, entre outros itens. A conclusão da pesquisa aponta para a necessidade de ajustes nas condições físicas das escolas e uma preparação pedagógica e comportamental para os docentes que lidam com alunos deficientes nas escolas públicas. Maiores informações sobre trabalhos apresentados: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Participação do SAE
A logística do evento conta com a colaboração de cerca de 30 monitores selecionados pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), para atuar na recepção e orientação de expositores, visitantes e professores avaliadores dos trabalhos. A organização dos monitores ficou sob a responsabilidade da funcionária do SAE, Sandra Lara, em parceria com a equipe da PRP. Inúmeros expositores são bolsistas SAE/PIBIC e SAE CNPq.
Em 2014, o Congresso recebe 1.346 painéis com pesquisas desenvolvidas por alunos de graduação de todas as áreas da Unicamp e Programas de Formação Interdisciplinar Superior (PROFIS) e do Ensino Médio (PIC-JR). O PIBIC é um dos maiores eventos de iniciação científica do país. Os melhores trabalhos de graduação, selecionados por um Comitê Científico nomeado pela Pró-reitoria de Pesquisa e por um Comitê com representantes do CNPq, receberão prêmios em dinheiro e o direito de participar da próxima Jornada Nacional de iniciação científica com todas as despesas pagas pela Pró-Reitoria de Pesquisa. O Congresso recebeu vários visitantes de escolas estaduais do Ensino Médio.