SAE abre inscrições para professores e supervisores enviarem projetos para a Bolsa-Auxílio Estudo Formação (BAEF)
Professores e funcionários com cargo de supervisão podem enviar projetos institucionais que contribuam para a formação de alunos da Unicamp, em suas áreas de estudo, no período de 23 de janeiro a 11 de fevereiro de 2015, pelo SIG, Sistema Integrado de Gestão, no site www.sae.unicamp.br. Por meio dos diversos projetos inscritos, o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) possibilita a inserção de alunos interessados, que tenham concluído pelo menos 75% do Curso de Formação, por meio da Bolsa-Auxílio Estudo e Formação (BAEF). A BAEF é a mais nova bolsa assistencial e tem recebido inúmeros elogios de orientadores e alunos contemplados, pois permite a integração estudo, pesquisa e prática, destacando-se como a bolsa ideal para a formação dos alunos envolvidos em projetos interessantes para a universidade.
Leia as entrevistas com alunos bolsistas BAEF, Gediel Prado e Osmar Piazzi Junior
Como funciona na prática
Após o envio dos projetos pelos professores e supervisores, a equipe de assistentes sociais do SAE realiza o processo seletivo acolhendo os projetos compatíveis. Em seguida, o autor do projeto aprovado recebe um contato avisando que o projeto foi selecionado, o SAE divulga a listagem dos projetos e disponibiliza para que o aluno interessado em desenvolver o projeto com este professor/supervisor se inscreva; serão geradas 50 bolsas BAEF mensais. O resultado deve ser publicado no dia 23 de fevereiro. Essas atividades são orientadas por profissionais das áreas de competência e professores das unidades da Unicamp. O valor desembolsado por esse auxílio é um dos maiores das universidades públicas brasileiras, pois o bolsista BAEF receberá o valor da Bolsa-Auxilio Social e uma complementação. As bolsas são válidas de 1º de março de 2015 a 29 de fevereiro de 2016 e equivalem a 20h semanais.
Importância do apoio de Coordenadores de Graduação quanto à BAEF
Os projetos de atividades da BAEF devem ser diretamente relevantes para a formação do aluno na área de seu curso e em nível universitário, de forma análoga a um estágio ou uma iniciação científica. Caberá, evidentemente, aos Coordenadores de Graduação de cada curso atribuir ou não o conceito de estágio para a atividade desenvolvida. Segundo o coordenador do Serviço de Apoio ao Estudante, professor José Ricardo Figueiredo, o mais importante é a participação de professores e alunos no envolvimento de projetos. “Queremos, assim, estimular os professores a apresentarem seus projetos que forem compatíveis com esta nova modalidade de bolsa”, explica.
SAE qualifica modalidade de bolsas
O objetivo de SAE é suprir as demandas de estudo e formação acadêmica, visando ainda dar um salto na qualidade das bolsas assistenciais que oferece quanto ao caráter formador das atividades desenvolvidas. Esta bolsa destina-se aos estudantes que atendem aos critérios econômicos das tradicionais Bolsas de Assistência Social, BAS, e que já tenham cumprido 75% dos créditos necessários para a conclusão de seu curso. A bolsa BAEF corresponde a vinte horas de atividades semanais, e sua remuneração é, proporcionalmente, um terço superior à das atividades da tradicional BAS, que especifica quinze horas semanais.
Outra iniciativa já em funcionamento é a BAS-IC, que complementa as bolsas de iniciação científica fornecidas por órgãos de fomento até o valor das bolsas BAS, para evitar que os alunos com perfil sócio econômico correspondente tenham que optar entre uma bolsa de maior valor formativo e uma outra de maior valor econômico para sua manutenção. Esta bolsa está sendo ampliada para incluir complementação às Bolsas de Iniciação à Docência, Bolsa Aluno Atleta do Ministério do Esporte e Bolsa Aluno-Artista, do próprio SAE.
Figueiredo afirma que o Programa de Bolsas-Auxílio está mais amplo e qualificado. “Como já foi divulgado, o número de Bolsas Auxílio-Social cresceu 30% entre 2013 e 2014, permitindo não apenas incorporar a demanda acrescida em função dos programas de inclusão social na Universidade, como também a ampliar a faixa de renda dos estudantes capacitados para a seleção. Além deste expressivo crescimento quantitativo, o Serviço de Apoio ao Estudante vem implementando as mudanças referidas no sentido de aprimorar o caráter formador e educativo de sua assistência estudantil”.
Números que mostram ampliação da assistência estudantil:
Bolsas BAS 2013: 983
Bolsas BAS 2014: 1.263
Bolsas BAS 2015m: 1.364
Bolsa Moradia 2013: FT/FCA/FOP: 351
Bolsa Moradia 2014: FT/FCA/FOP: 573
Bolsa Moradia 2015: FT/FCA/FOP: 600
PME campus Barão Geraldo: 980 + 32 estúdios + 105 bolsas