PME - Programa de Moradia Estudantil: mudanças entre as edições

De SaeWiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(38 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
'''O que é?'''  
{|
|
'''O que é?'''


Trata-se de um programa de moradia destinado aos alunos com dificuldades em manter residência/moradia com recursos próprios, especialmente, aqueles que residem fora da Região Metropolitana de Campinas (RCM). Os alunos que moram nesses arredores, mediante circunstâncias especiais e avaliadas pelo SAE, também poderão fazer uso da moradia.
Trata-se de um programa de moradia destinado aos alunos com dificuldades em manter residência/moradia com recursos próprios, especialmente, aqueles que residem fora da Região Metropolitana de Campinas (RCM). Os alunos que moram nesses arredores, mediante circunstâncias especiais e avaliadas pelo SAE, também poderão fazer uso da moradia.
Estrutura e Funcionamento
O Programa de Moradia Estudantil da Unicamp é constituído por unidades de sala e quarto com quatro vagas e estúdio para famílias, no local conhecido como Moradia da Unicamp. O objetivo é viabilizar a vida acadêmica dos estudantes da Unicamp que encontrem dificuldades financeiras.  
O Programa de Moradia Estudantil da Unicamp é constituído por unidades de sala e quarto com quatro vagas e estúdio para famílias, no local conhecido como Moradia da Unicamp. O objetivo é viabilizar a vida acadêmica dos estudantes da Unicamp que encontrem dificuldades financeiras, proporcionar um espaço de discussão sobre as questões concernentes à academia, bem como uma área de estudos e produção intelectual, incentivando a formação interdisciplinar a partir, inclusive, da integração dos estudantes com a comunidade externa. Sobretudo, busca-se oferecer melhores condições para criação intelectual e a livre manifestação cultural dos estudantes em um local de acesso à Universidade.


'''''Resolução GR-64/2013'''''


Estabelece o número de auxílios e valores para o ano de 2014 da Bolsa Auxílio Moradia dos campi de Limeira e Campinas (FT - Faculdade de Tecnologia e FCA - Faculdade de Ciências Aplicadas) e Piracicaba (FOP - Faculdade de Odontologia de Piracicaba).
----
'''Como participar?'''
 
#Ser aluno regularmente matriculado em cursos de graduação ou pós-graduação ''stricto sensu'';
#Acesse o Sistema do SAE, caso não tenha cadastro veja como realizar o [[Primeiro acesso]];
#Inicie a [[Inscrição no Processo Seletivo para Bolsas Auxílio]];
#Após o deferimento de sua inscrição, você terá que aguardar ser contemplado, veja no [http://www.sae.unicamp.br/servicosocial/calendario Calendário do SAE] as datas de contemplações;
#Ao ser contemplado você deverá [[Assinar Termo Eletrônico de Bolsa|assinar o termo eletrônico da Bolsa]], caso não assine no prazo estipulado sua bolsa será cancelada e você deverá procurar o Serviço Social do SAE para voltar a concorrer em uma próxima listagem.
 
'''Observação:'''Fique atento ao  [http://www.sae.unicamp.br/servicosocial/calendario calendário do SAE], as inscrições do Processo Seletivo normalmente ocorrem em Agosto para Veteranos e Março para Calouros.
 


----
----
'''Quem pode participar e como?'''
'''Detalhes da Bolsa'''


O Programa de Moradia Estudantil destina-se à moradia gratuita de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou de pós-graduação stricto sensu, oferecidos pela Universidade Estadual de Campinas. A admissão de estudantes ao PME deverá ser feita mediante Processo Seletivo, baseado em critérios socioeconômicos, realizado anualmente por assistentes sociais da Unicamp, respeitando-se o número de vagas disponíveis na época de seleção. O período de ocupação da Moradia é o prazo máximo de integralização sugerido para o curso de ingresso na Unicamp do estudante selecionado pelo programa. Informações sobre gasto mensal de eletricidade e consumo de água podem ser obtidas na deliberação CEPE nº 04/05.  
*'''Quantidade Mensal de Bolsas disponibilizadas:''' O número de vagas pode variar de acordo com a disponibilidade da administração da moradia. Há aproximadamente 884 vagas para casas que comportam 4 alunos cada e há também 27 estúdios para casais.
*'''Critério de Classificação:''' [[IC-Índice de Classificação para Bolsas-Auxílio|Índice Socioeconômico]]
*'''Vigência:''' um ano de duração, de janeiro a dezembro do ano do Processo Seletivo (podendo ocorrer contemplações nos demais meses do ano, sempre que houver desistências, nesse caso a vigência terá início na data de contemplação)
*'''Carga Horária:''' não se aplica
*'''Transporte:''' não se aplica
*'''Alimentação:''' não se aplica
*'''Como Receber:''' após contemplação, o aluno deve comparecer à Administração da Moradia e retirar uma lista que contém o número de vagas com as respectivas casas disponíveis. O processo de decidir em que casa ficar é totalmente independente, sendo de total responsabilidade do aluno. Há a possibilidade de mudança de casa caso o aluno não se adapte na casa escolhida.  




----
----
'''Vagas e valores disponíveis'''
'''Regulamentação'''


O Programa de Moradia Estudantil disponibiliza 900 vagas. São 04 (quatro) alunos acomodados em casas e 27 (vinte e sete) estúdios para casais. São atendidos os alunos do campus de Campinas e, também, das unidades FT, FOP e FCA.
[http://www.pg.unicamp.br/mostra_norma.php?consolidada=S&id_norma=2707 Deliberação CONSU-A-024/2001]


[https://www.pg.unicamp.br/norma/28199/0 Resolução Geral GR nº 83/2021]


== Bolsas Auxilio Social ==
<!--
*[[BAS - Bolsa Auxilio Social]]
!valign="top" style="padding-left:15px"|<html><iframe width="444" height="250" src="https://www.youtube.com/embed/TnRK6aM5Ap4?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe></html><br>[http://cameraweb.ccuec.unicamp.br/player/embed_player.php?vid=6331&width=300&height=250&autoplay=no Vídeo sobre o PME (Link direto)]
|}
-->
 
== Bolsas Auxílio-Social ==
*[[BITA - Benefício de Isenção da Taxa de Alimentação]]
*[[BAS - Bolsa Auxílio-Social]]
*[[BAT - Benefício de Auxílio Transporte]]
*[[BAEF - Bolsa Auxílio Estudo Formação]]
*[[BAS-IC]]
*[[Bolsa Emergência]]
*[[Bolsa Emergência]]
*[[BAEF - Bolsa Auxílio Estudo Formação]]
*[[Bolsa Auxílio-Moradia]]
*[[BAT - Bolsa Auxilio Alimentação e Transporte]]
*[[Bolsa Moradia]]
*[[PME - Programa de Moradia Estudantil]]
*[[PME - Programa de Moradia Estudantil]]
*[[Bolsa Auxílio-Instalação]]
*[[Resumo das Bolsas Disponíveis]]

Edição atual tal como às 10h44min de 27 de fevereiro de 2023

O que é?

Trata-se de um programa de moradia destinado aos alunos com dificuldades em manter residência/moradia com recursos próprios, especialmente, aqueles que residem fora da Região Metropolitana de Campinas (RCM). Os alunos que moram nesses arredores, mediante circunstâncias especiais e avaliadas pelo SAE, também poderão fazer uso da moradia. O Programa de Moradia Estudantil da Unicamp é constituído por unidades de sala e quarto com quatro vagas e estúdio para famílias, no local conhecido como Moradia da Unicamp. O objetivo é viabilizar a vida acadêmica dos estudantes da Unicamp que encontrem dificuldades financeiras.



Como participar?

  1. Ser aluno regularmente matriculado em cursos de graduação ou pós-graduação stricto sensu;
  2. Acesse o Sistema do SAE, caso não tenha cadastro veja como realizar o Primeiro acesso;
  3. Inicie a Inscrição no Processo Seletivo para Bolsas Auxílio;
  4. Após o deferimento de sua inscrição, você terá que aguardar ser contemplado, veja no Calendário do SAE as datas de contemplações;
  5. Ao ser contemplado você deverá assinar o termo eletrônico da Bolsa, caso não assine no prazo estipulado sua bolsa será cancelada e você deverá procurar o Serviço Social do SAE para voltar a concorrer em uma próxima listagem.

Observação:Fique atento ao calendário do SAE, as inscrições do Processo Seletivo normalmente ocorrem em Agosto para Veteranos e Março para Calouros.



Detalhes da Bolsa

  • Quantidade Mensal de Bolsas disponibilizadas: O número de vagas pode variar de acordo com a disponibilidade da administração da moradia. Há aproximadamente 884 vagas para casas que comportam 4 alunos cada e há também 27 estúdios para casais.
  • Critério de Classificação: Índice Socioeconômico
  • Vigência: um ano de duração, de janeiro a dezembro do ano do Processo Seletivo (podendo ocorrer contemplações nos demais meses do ano, sempre que houver desistências, nesse caso a vigência terá início na data de contemplação)
  • Carga Horária: não se aplica
  • Transporte: não se aplica
  • Alimentação: não se aplica
  • Como Receber: após contemplação, o aluno deve comparecer à Administração da Moradia e retirar uma lista que contém o número de vagas com as respectivas casas disponíveis. O processo de decidir em que casa ficar é totalmente independente, sendo de total responsabilidade do aluno. Há a possibilidade de mudança de casa caso o aluno não se adapte na casa escolhida.



Regulamentação

Deliberação CONSU-A-024/2001

Resolução Geral GR nº 83/2021


Bolsas Auxílio-Social